27/04/2007

...Menina dos Contos de Fadas...


Ontem fui ver o filme 'Music and Lyrics', foi bem melhor do que eu estava à espera, houve uma frase que me prendeu a atenção.
Foi mais ou menos isto:


"Vives no mundo dos Contos de Fadas, quando as coisas não correm como tu esperas, não aguentas..."

Não sei porquê e, simultaneamente, sei muito bem porque me revi nesta frase...
Já o diz o endereço do meu blog, sonho versus realidade…
A vida não tem que ser preta mas também não é cor-de-rosa…
Toda a rosa tem os seus espinhos!
E eu sou apenas eu…
Acorda Cláudia!

26/04/2007

Amantes de animais

Não resisti a colocar o artigo anterior, que saiu hoje no Diário,
pois também me considero uma amante de animais!
Ai a minha alergia! Atchim!
Fiquei contente em saber que mesmo não sendo integrante do projecto da NAFS, já dei o meu contributo, ultimamente nem por isso...
Mas também já levei comer aos tarecos dos Reis Magos, que não são nada poucos, e aos da Promenade do Lido! E a um cãozinho que andava nas redondezas da minha zona.
Até já fui à SPAD do Funchal para adoptar um cãozinho, mas infelizmente, nenhum dava para ter num apartamento... Senão era do tipo.... e cresce e cresce e cresce!
Já agora fica uma crítica, de que o atendimento na Spad, deveria ser melhorzinho, e não a empregada que dá a ração aos animais, que não tem culpa, mas não sabe quase nada de animais... Sem comentários...
Aconselho vivamente a quem puder, que adopte um animal, pois eles imploram com os olhinhos para os levarmos e lhes darmos um lar decente! É uma dor para quem gosta de animais ir à Spad, mal os cachorros vêm alguém, vem logo até as grades e começam a ganir, a abanar a cauda e a dar lambidelas... "Leva-me, leva-me, leva-me!" Li algures, não me perguntem quem é o autor, que não é a raça de um cão que o faz abanar a cauda! Mas existem chachoros de raça na Spad, adultos na sua maioria, vi um cocker, um huskie, até um rotweiller...
Existem inúmeros sites de adopções de cães, mas infelizmente a nível da madeira, não se encontra muita coisa… Imensas pessoas anónimas fazem um trabalho extraordinário e incansável, no que se refere a proteger os direitos dos animais! Parabéns a todos!
Um bom exemplo entre tantos:
http://www.companhiadosanimais.pt/portal/index.php


PS: O gato na foto de nome fictício "Milu", que costuma vaguear pelos Reis Magos, deu-me os direitos de reprodução da foto! :P


Já agora, tou "quase" a fazer anos, quem me quiser mandar para o caniço, um Pinscher destes está à vontade! Pkenino e lindão!!!







É como na publicidade:
“Para o seu cão você é perfeito”

A todas as "Thelmas" do mundo!!

"Thelma Brown sempre gostou de animais, mas foi quando chegou à Madeira, há cerca de quatro anos, que começou a se dedicar um pouco mais à causa dos cães e gatos abandonados
A tarde é de ronda pelo Cabo Girão, um dos locais onde todas as semanas a britânica Thelma Brown se desloca para alimentar alguns animais errantes.
Com um sorriso, diz que se auto-intitula 'louca por animais' e é fácil perceber porquê quando o cão se aproxima sem medo e começa logo a brincar.
A sua paixão começou muito antes de vir para a Madeira. Em Inglaterra, durante os últimos seis anos que lá viveu, trabalhou como voluntária numa associação protectora de animais.
Ali estava encarregue de visitar as casas de quem se propunha a adoptar um cão ou um gato. Tinha também de entrevistar estas pessoas e, depois da adopção propriamente dita, visitava os animais nos seus novos lares e avaliava a situação. "Era um trabalho muito gratificante", recorda.
Mas teve de deixar tudo isto quando veio para a Madeira, juntamente com o marido, Trevor, há cerca de quatro anos. Da ligação com os animais iniciada em Inglaterra trouxe para a Região dois cães, quatro gatos e uma tartaruga. A adaptação à ilha nãofoi fácil.
Dois dos gatos desapareceram e os outros dois tiveram de ser abatidos devido à longa idade. A casa onde Thelma vive com o marido é agora partilhada apenas com um gato e dois cães trazidos da Inglaterra "e não podemos ter mais porque vivemos muito perto da estrada", explica.
Embora não tenha outros cães e gatos na sua casa, Thelma adoptou vários animais desde que chegou à Madeira. Poucos meses depois de ter cá chegado, uma vizinha bateu-lhe à porta. "Disse-me que havia uns cachorrinhos abandonados na praia da Ponta do Sol". Foi então até à praia e lá encontrou duas fêmeas. Uma tinha um cachorrinho e a outra tinha dois filhotes. "Não havia casas por perto, por isso eu soube que eram animais errantes. Então, comecei a alimentá-los".
Rapidamente, Thelma Brown percebeu que estava a lidar com uma gota no oceano. "Existem tantos animais abandonados e errantes aqui na Madeira", diz com o espanto que o tempo ainda não conseguiu diminuir.
Aos poucos foi adquirindo maior 'clientela'. Uns cães na Ponta do Sol, outros na Calheta e ainda mais um grupo no Cabo Girão. Thelma Brown tem muito boa vontade, mas apenas duas mãos e um só carro. Nunca sai de casa sem um saco de ração no porta-bagagens e é assim que aos poucos vai mantendo e nutrindo cerca de uma dezena de cães.
Com o passar dos meses também conseguiu cativar outras pessoas. Actualmente são cerca de meia dúzia os membros do projecto iniciado por Thelma. Intitulado NAFS - Neutering and Feeding Strays (Esterilizar e Alimentar Animais Errantes), o objectivo é o de diminuir o número de cães e gatos abandonados na Madeira.
Os ainda poucos voluntários estão espalhados um pouco por toda a ilha. Uma senhora alimenta alguns cães nos Canhas, um outro senhor cuida de alguns animais na Ribeira Brava. Tem também uma senhora no Caniço que alimenta mais de trinta gatos, um grupo de pessoas que todos os dias deixa comer na promenade do Lido e um senhor que alimenta alguns gatos junto à Clínica de Santa Luzia.
Mas não chega. É preciso mais, muito mais. O ideal seria ter voluntários um pouco por toda a ilha e em zonas-chave como a rotunda dos Viveiros onde dezenas de cães se juntam.
Além dos voluntários são necessários donativos. Em dinheiro ou género. "Um saco grande de ração para cães no 'Modelo' custa 10 euros e os animais adoram", exemplifica Thelma. E não basta ração. É preciso dinheiro para pagar as esterilizações dos animais. "Precisamos de continuar a esterilizar para diminuir o aumento da população errante, porque já existem tantos animais e parece que as pessoas os tratam quase como uma peça de mobiliário que depois dão ou desprezam...". Alguns turistas ou estrangeiros residentes na Madeira que ficam a conhecer o projecto acabam por se render aos ideais e dão sempre alguma ajuda. "Os estrangeiros não percebem porque é que as pessoas não cuidam dos animais, até porque em muitos países europeus há essa responsabilidade." A VetFunchal colabora com o projecto de Thelma Brown e dá assistência aos animais que necessitam de tratamento veterinário. Mas os tratamentos têm custos e todos esses têm vindo a ser suportados pelos voluntários da NAFS.
(...)É por isso que sublinha que acreditar que os animais se desenvencilham sozinhos é um mito. "Há muitos anos, domesticámos os cães e os gatos, para nos protegerem ou fazerem companhia". Agora é tarde para que as pessoas se descartem dessa responsabilidade. "Os animais precisam de carinho, de alguém que os afague, que os alimente, que os escove... De alguém que tome conta deles", acrescenta. "É bom para o coração, sabe. O deles e o nosso".
É este benefício que vemos espelhado nos olhos de Thelma quando Trevor grita do outro lado da estrada. "Aí vêm os outros dois!" Um deles responde logo ao chamamento de Thelma e corre para brincar. Outro, a fêmea, olha desconfiada para as pessoas que ali estão. "É melhor não olhar directamente para o animal, se queremos ganhar a confiança deles", explica-nos.
Depois de afagar os animais e de reforçar a dose de ração do dia por força do aumento da 'clientela', Thelma entra no carro com a sensação de dever cumprido. Antes de rumar para casa deixa um último apelo aos madeirenses: "As pessoas devem tentar estabelecer uma relação com os animais, porque eles estão cá para confortar e serem amigos dos Homens. As pessoas deviam fazer o possível para tornar os animais felizes"."

(Ana Luísa Correia, Retirado do Diário de Notícias da Madeira, 26/04/07)

25/04/2007

Saudade de ti…


Ai saudade, sentimento tão contemplado por poetas, cantores, pintores, entre tantos outros comuns mortais…
Saudade – “sentimento melancólico causado pela ausência ou pelo desaparecimento de pessoas ou coisas a que se estava afectivamente muito ligado, pelo afastamento de um lugar ou de uma época, ou pela privação de experiências agradáveis vividas anteriormente.”
Falando de pessoas, para mim saudade, é simplesmente quando o tempo dói pela ausência de alguém… E se dói… Como é possível que algo invisível, intocável, incorpóreo possa doer tanto…
Mas, na realidade não se pode definir saudade, só a podemos sentir…A ausência de alguém pode ser tão lancinante… A nostalgia dos momentos partilhados…
Dizem que é bom sentir saudade, não sei quem levantou tão desumano testemunho… A saudade pode ser “menos má” quando tem um fim anunciado, o tão aguardado reencontro…
E a ansiedade da espera, que vai moendo, o tempo que custa tanto a passar, esperando e desesperando por aquele olhar, aquele toque, aquele beijo, aquele gesto… AQUELE TUDO…
Benditos telemóveis, bendita Internet, quem os inventou merece o paraíso!

"Passam dias, passam noites, só tu sabes o que é desesperar, as duas horas são dois milénios e aquela canção só vem lembrar..."André Sardet

23/04/2007

Nunca é tarde

Nunca é tarde, nunca é tarde de mais!
Muitas pessoas têm a sensação que a vida é uma correria, uma rotina inalterável, por mil e um motivos. As horas, os dias, os meses, os anos passam à velocidade da luz. E tudo vai ficando para trás, sonhos, esperanças, expectativas pessoais, entre tantas outras coisas. Daí nasce a frustração, a derrota, sentimentos que jamais se coadunam com a felicidade.
Nunca é tarde para reconquistar sonhos antigos, que por algum motivo se perderam nos meandros da vida. Nunca é tarde para aprender com o nosso passado. Nunca é tarde para voltar a acreditar no amor, acreditar genuinamente, e não apenas fingir que acreditamos. Nunca é tarde para decidir mudar, pois a única coisa constante na vida é a mudança. Nunca é tarde para mudar pormenores na nossa vida, pequenos pormenores que muitas vezes fazem uma grande diferença… Nunca é tarde para aprender a valorizar as pequenas coisas da vida, para ser feliz com os pequenos momentos. A felicidade não é uma linha contínua, é feita de ocasiões, de momentos, de pessoas. Nunca é tarde para desafiar o nosso destino, para tentar a nossa “sorte”, para arriscar o nosso presente por um futuro melhor, nunca é tarde para deixar de ter medo de viver.
Ainda que ninguém possa voltar atrás no tempo e começar um novo inicio, todos podemos começar neste preciso momento e fazer um novo fim.
“Tarde demais é um tempo que não existe!”
Nunca é tarde, nunca é tarde de mais!

19/04/2007

Mulheres, roupa e afins....

Estou no ponto de começar a "desesperar"... Preciso de ajuda urgente, e não, não é da Emir
Tenho um casamento já no mês que vem e ainda não faço a "mais pálida ideia" (depois pago os direitos de autor) do como irei... E, sou uma simples convidada, até fico a imaginar quando for eu a noiva (se algum dia for) o que vai ser de mim...
Começar a tratar de tudo com muitaaaaaaaaaa antecedência... Acho que esta é uma das poucas ocasiões, em que tenho inveja dos homens, é tão fácil decidir qual a indumentária, já para não falar do penteado e da cor da maquilhagem... Até que tinha piada...
É óbvio, que também existem homens muito vaidosos, alguns até de mais, mas a tarefa deles, está sempre mais facilitada... Então vejamos: Só precisam de um fato, que provavelmente até já têm, uma camisa, uma gravata, sapatos, perfume e está lá... Podem juntar uns anexos...Botões de punho, etc...
Mas, e agora as mulheres.... O primordial e derradeiro desafio, a roupa… Podemos percorrer mil e uma lojas, que temos a sensação de não encontrar nada que encaixe no nosso desejo, por mil e uma razões…
Que inveja das apresentadoras de televisão, tipo Catarina Furtado, Bárbara Guimarães… Não me podem emprestar um dos vossos estilistas e consultores de imagem e já agora restante equipa, se não for pedir muito? Prometo que devolvo!
Depois os acessórios: sapatos, bolsa, brincos, etc, etc… Ainda o cabelo, as unhas, a maquilhagem… E provavelmente ainda me estou a esquecer de alguma coisa! Ai mulheres
Contudo temos bons motivos para isso, porque ao contrário dos homens, que penso eu, não olham uns para os outros a ver quem está melhor, mais bem vestido (penso que só devem reparar nas acompanhantes dos outros), as mulheres nesse aspecto são terríveis!
Avaliam-se mutuamente com tal minuciosidade, à procura de alguma coisa que possam comentar com a vizinha do lado… Ao mais pequeno deslize, estão todas em cima do acontecimento!
E qual o terrível pesadelo de uma mulher quando vai a algum jantar mais formal ou alguma festa? Encontrar alguém com alguma coisa igual… Isso é motivo para começar a procurar a saída de emergência mais próxima!
Ainda me lembro, que tempos antes, do meu dia de receber o canudo, já todas sabíamos mais ou menos o que as outras iam levar vestido, não vá o diabo tecê-las…
Bem fico por aqui, não quero exagerar muito! Além do mais acho que não sou assim tão vaidosa, talvez QB… Mas se eu não gostar de mim, quem gostará?!
Fico à espera de comentários! Homens defendam-se e mulheres dêem a vossa achega!

12/04/2007

Ciclo Vital de uma Bilhardice

Como principia um comentário, uma bilhardice, uma novela, ou quem sabe um bestseller….
A nossa imaginação é muito traiçoeira, muito inventiva, cheia de retoques e aperfeiçoamentos pessoais.
Conseguimos desenredar mil e uma histórias onde não existe nem uma. Noutras ocasiões, muito raramente, conseguimos começar uma bilhardice qualquer com base num facto verídico…Mais insólitas, estas últimas… Contudo, até estas podem começar em “Preto” e acabar em “Branco”, ou começar em “Frio” e acabar em “Quente”…
E qual o nosso sentido mais enganador? A visão… Uma imagem diz mais que mil palavras? E porquê? Porque pode ter um milhão de interpretações, para apenas meia dúzia de pessoas… Meia dúzia que velozmente fornecem as suas versões do que viram a outras “meias dúzias”, que por conseguinte irão interpretar de forma divergente uma vez mais…
Quem nunca ouviu ou mesmo disse: “Vou te contar isto, mas não digas nada a ninguém, porque pediram-me para não comentar!”… Ah pois, se estivesse escrito na testa de cada um… E quem sou eu, já o ouvi e já o disse…
Deve ser por isso que dizem que quanto mais escondido pior, ou será ao contrário?! Mas também quem não teme não esconde, acho eu, na minha humilde filosofia…
E como acaba uma bilhardice??? Bem, penso que, ou termina com a verdade bem manifesta ou com um terrível tumulto e confusão….
Mas o que seria da nossa vida sem o gostinho de cuscar o que se passa em nosso redor?
O vice-versa é que já não é tão agradável!
Imagem: Pormenor de "Two Seated on the Wall" Juan Muñoz, 2001

05/04/2007

Fear


********************************
"Fearlessness may be a gift but perhaps more precious is the courage acquired through endeavour, courage that comes from cultivating the habit of refusing to let fear dictate one's actions."
Aung San Suu Kyi
********************************

04/04/2007

Apenas eu...

Sinto-me Bipolar... Às tantas há de ser mesmo esse o meu problema! Dois em um... Não há Pantoc, Ulcermin ou Insulina que resolva...
Não existem palavras que satisfaçam. Mas também palavras para quê? Meras palavras, tantas vezes jogadas ao vento...

Não sei... Tenho tudo e não tenho nada! Na verdade, não sei se a Flor de Lótus devia ter se deixado abrir pelo Sol... Pois todos os dias o Sol desaparece no horizonte... E se....



PS: Realmente devo ter sido peru noutra vida...

03/04/2007

Um mês "disto"

Um mês “disto”… Disto, o que?
Começou por ser algo amorfo, indefinido, vago, impreciso, sem sentido, confuso, obscuro, vago, com milhões de perguntas a ecoarem no infinito… Realidade ou apenas um sonho, ou seria um pesadelo?
Que sofrimento, que bom, que mau, dias de genuína felicidade, dias em que o céu desabou por completo… Um Adeus final, que se tornou em tudo menos num Adeus… Só de me lembrar sinto um aperto no coração… Descer do céu ao inferno, numa montanha russa em plena queda…
Noites de insónia, noites de esperança… Insegurança, medo, incertezas, dúvidas, perguntas sem resposta… Mas já não quero ter medo, quero viver cada segundo, cada minuto…
Neste momento… Sonho ou realidade? Areia movediça ou chão firme?
Quero que seja tudo de bom, tudo de real, não de sonho, tudo de coração, de dois corações que batem como um!
Quero acreditar e acredito! Acredito porque sinto, porque quero, porque preciso…
Um mês “disto”…