18/04/2011

Gérmen de Trigo: Um tesouro da natureza

E  porque a beleza  e saúde têm de começar "por dentro" e agora que as Sementes de Linhaça andam na moda, decidi me debruçar sobre o Gérmen De Trigo, que comecei a consumir na semana passada.
Este é muito mais simples de utilizar, pois não é necessário triturar, é ainda mais barato, já vem pronto a consumir e apresenta igualmente mil e um benefícios.


Este suplemento preventivo e curativo está disponível em lojas de produtos naturais, ervanárias ou hipermercados e apresenta-se na forma de pequenos flocos crus ou levemente tostados. Eu comprei o meu no Pingo Doce, uma embalagem de 250g custou 0.79€, ou seja praticamente o preço de um café.
O que é o gérmen de trigo?
O gérmen de trigo é a parte mais nobre do trigo. De uma forma muito simples o grão de trigo é constituído por três partes principais:
endosperma - usado para fabricar farinha de trigo branca/refinada;
casca - o que dá a cor escura à farinha de trigo integral;
gérmen - embrião do grão posto de parte no fabrico da farinha por razões de conservação.

Este é uma excelente fonte de minerais, numerosas enzimas, auxonas e várias vitaminas (em particular E e do grupo B). Contém também proteínas, fibra e esteróis vegetais. É uma boa fonte de ácidos gordos não saturados como ómega 3.

Benefícios globais e em alguns problemas/doenças:
Anti-anémico;

Previne o cancro (antioxidante poderoso: ácido fólico, vitamina E);

É excelente para prevenir problemas cardio-vasculares pois apresenta função anticoagulante e vasodilatadora das artérias. Actua nos pequenos vasos, tornando-os mais resistentes evitando os derrames. Melhora a circulação sanguínea nas extremidades contrariando assim o aparecimento de varizes e eczemas;

Melhora a fertilidade: actua na produção de hormonas. Na mulher ajuda a regular os ciclos menstruais, retarda e atenua os problemas relativos à menopausa. Indicado para as grávidas como prevenção de abortos e partos prematuros;

Aumenta a resistência física: motivada pela vitamina E que aumenta o poder de resistência à fadiga, permitindo uma melhor actividade muscular;

Diabetes - a vitamina E reduz os níveis açúcar no sangue e a vitamina B1 tem efeitos semelhantes aos da insulina. O consumo diário de 4 a 5 colheres de sopa de gérmen de trigo deve ser utilizado como complemento à medicação utilizada, poupa a insulina, não a substituindo mas facilitando a sua absorção a nível celular tendendo a normalizar o metabolismo.

Doenças nervosas como insónias, esclerose múltipla e esgotamentos - uma vez que as auxonas identificadas no gérmen são responsáveis pelo crescimento, multiplicação e regeneração dos tecidos e células.

Problemas de pele e couro cabeludo (pele seca, caspa, acne ou eczema) – devido à presença o ácido pantoténico, razão pela qual o óleo de gérmen de trigo é muitas vezes utilizado na cosmética comercial e caseira, por exemplo, usado simples para máscaras faciais de prevenção de rugas e hidratação.

Previne o envelhecimento precoce, ao proteger a membrana celular do ataque de radicais livres. É óptimo para acelerar a cicatrização de feridas e de queimaduras.

Modo de consumo:
Deve ser consumido de preferência sem cozinhar. São bastante versáteis na sua utilização culinária: podem ser adicionados a recheios, sopas, pão, iogurtes, batidos, para polvilhar massas, saladas de fruta, tartes doces ou salgadas, cereais de pequeno-almoço, leites, molhos salgados ou doces e na pastelaria.
Eu costumo juntar aos iogurtes naturais, pois não gosto do sabor que deixa no leite e também já juntei a um creme de legumes e não notei diferença no sabor.

Por todas estas razões é considerado um alimento de alto valor biológico para a saúde… O gérmen de trigo é um suplemento extremamente saudável e importante na alimentação e deve ser consumido diariamente como complemento de uma dieta saudável.

De que estão à espera para experimentar?
Quem já o inclui na rotina diária e que efeitos notou?
Daqui a umas semanas faço review! :)
Deixem a vossa opinião!

2 comentários:

Aryel Castelo Branco disse...

ótima dica for, saúde em primeiro lugar, beijinhos cor rosa chock pra você

Aryel Castelo Branco disse...

ótima dica for, saúde em primeiro lugar, beijinhos cor rosa chock pra você