23/02/2007

Espelho meu...

Não sei porque é que gostamos de moldar tanto as outras pessoas aos nossos desejos, aspirações, à nossa personalidade… Do tipo: “Querido/a amo-te, mas se não mudares, não vai dar para continuarmos juntos..” Quantas pessoas já não ouviram esta frase e afins.
Ninguém consegue mudar ninguém… A mudança apenas advém da própria pessoa, quando esta genuinamente quer mudar, por isso não se iludam. E quem ama realmente aceita o outro como ele é, mesmo com aqueles hábitos que muitas vezes consideramos irritantes mas que com o passar do tempo até aprendemos a gostar.. É claro que existem hábitos e hábitos!E os hábitos são o mais fácil (do difícil) de mudar, agora a personalidade isso ai já é uma área complexa, não vale a pena tentar se a outra pessoa não quer mudar… E cuidado ela até pode tentar ou fingir que muda, mas com o passar do tempo ao descobrirmos que ela não mudou, só vai amplificar a nossa decepção.
Um exemplo muito corriqueiro, são o que as mulheres fazem, e incluo-me nesse grupo porque também já o fiz, e até tive resultados animadores, só não sei se a outra pessoa mudou para me satisfazer se foi por vontade própria. Mas é algo que as mulheres até conseguem fazer sem dar muito nas vistas, com uma opinião aqui, um comentário ali, um elogio quando os nossos olhos vêm o que gostam ou o que nós escolhemos ou oferecemos… De que será que eu estou a falar?? Do Vestuário é claro! Li há tempos num livro que quando as mulheres são crianças passam o seu tempo a vestir as bonecas e acabam a vida a vestir os seus homens! E quem é que não concorda com esta frase? Pode ser um familiar, amigo, namorado, marido, mas gostamos sempre de os ver vestidos à nossa maneira… E para tal existem mil e uma maneira, não vou revelar os segredos das mulheres! Mas e se for o inverso, quando são ELES a reclamar de um decote mais atrevido, de uma roupa mais sexy…. Txiii quase que a casa pega lume na maioria dos casos.. Ao menos as mulheres são mais discretas e espertas!
Depois deste exemplo comum que acho que deu para descontrair um pedaço; na minha opinião não devemos criticar a maneira de ser de ninguém, mas podemos tentar com alguma meiguice, que fica sempre bem, falar com a pessoa, e tentar descobrir porque ela age de determinada forma.
Também é importante diferenciar hábitos, de personalidade, ou seja maneira de ser. Muitas vezes as pessoas nem se dão conta dos seus hábitos, agora a maneira de ser já está muito enraizada em nós, já faz parte de nós.Antes de tentar mudar os outros, tentemos mudar a nós próprios, e melhorar um pouco a cada dia!

“Considere o quão difícil é para você mudar algo em si mesmo e então compreenderá quão pequena é a chance de conseguir mudar algo nos outros." Jacob M. Braude

Sem comentários: