24/02/2014

Pincéis de Maquilhagem

Porque ainda existem muitas mulheres que não se renderam aos pincéis, vou reciclar o post que já fiz há 4 anos  e que se mantém mais ou menos actualizado sobre os tipos de pincéis mais comuns que podemos e devemos utilizar na nossa maquilhagem. E aproveito para vos mostrar algusn dos meus pincéis favoritos!




Pincel Base F60 , Pincel Contorno F40, Pincel de Pó F30 Sigma

Pincel para base
Tem cerdas longas e rectas. É indispensável pois espalha muito bem o produto garantindo subtileza e naturalidade. Também evita as marcas de dedos que podem ficar no rosto de quem insiste em espalhar a base com as mãos. Convém ser de cerdas artificiais para que estas não absorvam a base.

Duo Fiber F50 Sigma
 Pincel para base Duo Fiber (F 50 Sigma) deixa a pele com aspecto natural, e com uma cobertura é leve. Também gosto muito de utilizar o Flat Kabuki  (F80 da Sigma) para aplicar base dando o efeito de maior cobertura.


Flat Kabuki F80 Sigma

Pincel para corrector
O pincel é achatado, fino e bem mais pequeno do que o pincel de base de modo a cobrir áreas bem pequenas e bem delimitadas. Pode ser utilizado: passando o produto nas olheiras e nas imperfeições dando batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina do produto, ou aplicando o corretor no dorso da mão e fazendo a sua aplicação em exclusivo com o pincel, ou mesmo retirando o produto diretamente da embalagem. Também depende do tipo de corretor, se é líquido ou compacto. Cuidado pois o excesso do cosmético pode deixar cores desiguais no rosto.
Normalmente é sintético.




Pincel para pó facial
O pincel é grosso, o seu formato é  arredondado nas pontas e as cerdas são bastante maleáveis. Quanto maior o pincel, maior sua capacidade de espalhar o pó. Deve ser usado nas bochechas, no queixo, no nariz, na testa com movimentos leves, o efeito torna-se muito mais suave do que o obtido com a aplicação com esponja que acompanha as embalagens de pó-compacto.

Pincel para blush
O pincel tem cerdas abundantes, mas pode ser arredondado ou chanfrado (mais indicado para marcar as maçãs do rosto). É arredondado, mas o tamanho ideal é aquele que se sobrepõe às maçãs do rosto. É utilizado passando o pincel das maçãs do rosto em direção às orelhas. Para um look mais natural, deve soprar o pincel antes de aplicar para retirar o excesso do produto. 
Ideal também para aplicar o iluminador e o pó bronzeador. 




Pincel Kabuki
Pode ser achatado ou arredondado, este último tem cerdas bem unidas e próprias para maquilhagem mineral ou pó não compacto. 



Escova e pente
Serve para pentear a sobrancelha com a escova e remover o excesso e eventuais grumos da máscara de pestanas com o pente. Aconselho vivamente a sua utilização, mesmo que não tenha maquilhagem nenhuma, as sobrancelhas “penteadas” ficam logo com outro aspecto!


Pincéis para olhos

Pincel para esfumar sombra
Este tem com cerdas mais fofas e formato oval, o pincel deve ter as pontas redondas.

Para deixar a sombra mais natural devemos fazer movimentos curtos e leves de vaivém.

Pincel côncavo E30, Pincel Esfumar E40, Pincel Corretor F70, Pincel Aplicar Sombra E55

Pincel para côncavo
Utilizo-o imensas vezes quando quero um pincel mais pequeno  e preciso. 

Pincel chanfrado
O pincel possui formato diagonal e cerdas duras. Este pode corrigir as sobrancelhas, aplicar sombra rente aos cílios e delinear a pálpebra, ou para aplicar eyeliner.

Pincel para batom
Delinear os lábios exige muita precisão, logo precisamos cerdas mais firmes e com a ponta estreita. Para preencher os lábios com batom cremoso ou gloss é possível usar um pincel com a ponta mais larga.


Pincel vassoura
O nome já indica o formato de cerdas longas e abertas em leque. Este facilita a remoção do excesso de pó ou de partículas de sombra acumuladas abaixo dos olhos. Este lindinho eu ainda não tenho.

Existem muitos mais pincéis, apenas coloquei os que considero mais importantes!
Deixem o vosso comentário.
Beijinhos

1 comentário:

Unknown disse...

Eu sou uma desmazelada no que respeita aos pinceis que uso para me maquilhar