27/02/2014

Manutenção e limpeza dos pincéis

De vez em quando devemos rever a matéria, hoje é o dia dos pincéis e afins, vamos lá rever quais os cuidados que devemos ter com estes. Antes de mais convém salientar que pincéis sujos são sinónimo de bactérias, fungos e sujidade que vai toda para a nossa pele.
Travel Kit Sigma (Adoro)


Limpeza e Secagem




Pincéis
Devem receber o mesmo tratamento do cabelo, devem ser lavados uma vez por mês (pelo menos) com champô neutro, recomenda-se geralmente lavar com champô de bebé por ser suave (eu utilizo champô Johnson's). Devem ser muito bem lavados e colocados de molho num recipiente, insistindo na lavagem no sentido das cerdas até a agua ficar límpida.



Cuidado com as cerdas para não ficarem deformados. Quando virem a cor escura da água vão se aperceber da importância de os limpar regularmente. Existem produtos de limpeza específicos que permitem uma utilização dos pincéis logo após  a sua aplicação.



Esponjas
Devem ser lavadas com frequência e trocadas com regularidade para evitar que se acumulem fungos na mesma.



Aplicadores de esponja para aplicação de sombra 
Devem ter o excesso de pó retirado imediatamente após o seu uso. Não costumam tolerar a água, já tentei e ficaram estragados, convém renová-los de tempos a tempos. Eu já não sei o que é utilizar um aplicador destes, rendi-me por completo aos pincéis. 



A secagem deve ser sempre feita à sombra e com os pincéis deitados sobre uma superfície plana para que suas cerdas não sejam danificadas, por forma a evitar que percam o seu formato e sua função. Convém esperar que fiquem bem secos, no mínimo 24h, para evitar a acumulação de humidade que pode levar ao aparecimento de fungos.


Pincéis O Boticário


Arrumação

Devem ser colocados numa bolsa própria para evitar que se deformem ou num recipiente (acrílíco, vidro, etc) com as cerdas para cima.
Devem ser organizados consoante vos der mais jeito, eu separo os pincéis dos olhos dos pincéis do rosto.


Um post sucinto e com os conceitos essenciais para manter os pincéis e logo a nossa pele bonita e saudável.
Têm outra sugestão?
Beijinhos

Sem comentários: