10/05/2011

Como cuidar das unhas

Hoje deixo um artigo com alguns conselhos sobre como cuidar das unhas e a sua importância!
Pois tenho mostrado muitos vernizes lindos, mas um verniz lindo numas unhas em mau estado, em nada melhora o nosso visual.
Qualquer mulher sabe que com umas unhas bonitas e cuidadas estamos prontas para tudo, não só na vida pessoal como no trabalho, umas unhas bonitas e cuidadas revelam muito da nossa personalidade…
Se por um lado umas unhas em mau estado, com o verniz descascado, ou roídas podem revelar uma pessoa desleixada não só com o seu aspecto como com a vida. Por outro lado umas unhas com aspecto saudável, e bem pintadas, mesmo que o verniz seja transparente, valorizam o nosso visual e transmitem harmonia.
Podemos dizer que as unhas são um poderoso acessório de moda, que podemos usar da forma que mais gostamos, unhas curtas, compridas, com diferentes formatos, cores suaves ou garridas.

Assim deixo alguns conselhos acerca da melhor forma de cuidar das vossas unhas:

- Limar as unhas sempre no mesmo sentido, para evitar que estas quebrem o descasquem (devo confessar que não me dá jeito nenhum, alguém tem um truque para tornar mais simples limar as unhas apenas num sentido?)

- Aplique uma base de verniz antes de aplicar o verniz, tanto para proteger as unhas como para prolongar a durabilidade do mesmo;

- O ideal era levar o nosso próprio estojo de manicure quando formos à manicure, de modo a evitar infecções ou então ter a certeza de que o material é esterilizado.

- As cutículas não devem ser retiradas totalmente, uma vez que constituem uma protecção natural das unhas e a sua ausência poderá causar infecções. Este conselho eu própria tenho dificuldade em cumprir…

- Aplicar um creme hidratante nas mãos/unhas regularmente. Poderá ser aplicado também um óleo próprio para as unhas ou óleo de amêndoas doces para amolecer e hidratas as cutículas.

- Utilizar luvas nas tarefas domésticas;

- Alimentação saudável rica em proteínas, sais minerais e vitaminas A e B;

- Não remover as cutículas totalmente, remova somente o excesso, as cutículas são uma protecção natural das unhas e sua remoção pode provocar infecções causadas por bactérias e fungos;

- A Acetona deve ser substituída por um removedor de verniz sem acetona, pois a primeira torna as unhas e a pele em volta das unhas mais seca;

- As unhas também respiram e deve ser feita uma pausa entre a aplicação de vernizes;

- É comum as unhas ficarem amareladas devido aos pigmentos de cor dos vernizes laranjas e vermelhos. Esta situação é mais frequente nas unhas dos pés, pois neste o verniz permanece mais tempo do que nas mãos.
Para remover esta coloração amarelada existem uns truques caseiros:

Esfregando delicadamente vinagre branco com um algodão ou embeber as unhas uma vez por semana em uma mistura de água quente com água oxigenada.  A cada aplicação notarão a diferença!

Unhas fracas e quebradiças?
Sabiam que o Cravo da Índia ou Cravinho é um excelente endurecedor natural de unhas?
Existem endurecedores cujo principal ingrediente é esta especiaria.
Eu ainda não experimentei esta receita mas estou tentada! O cravinho é encontrado facilmente no supermercado na zona das especiarias e é barato.

Receita de óleo de cravo-da-índia
30 gramas de cravo-da-índia
200 ml de óleo de azeitona ou girassol

Misture tudo e cozinhe em banho-maria durante uma hora. Deixe arrefecer, coe e guarde num vidro limpo e seco. Use este óleo para massajar as unhas.

Também já vi em alguns blogs de meninas brasileiras que se deitarem alguns cravinhos (8-12 depende do tamanho da base) na vossa base de verniz, esta também se torna numa poderosa endurecedora. Apenas têm que aguardar 24 horas para a utilizar pela primeira vez!
Aqui fica algo que vou experimentar sem dúvidas!
Alguém já experimentou ou ouviu falar?

Espero que tenham gostado deste artigo!
Deixem o vosso contributo e os vossos truques!
Beijinhos

3 comentários:

Aryel Castelo Branco disse...

Amei as dicas. Flor quero convidar você pra participar dos novos posts do Rosa Chock, ficarei muito feliz, você pode escolher em qual post participar neste link:
http://tudorosachok.blogspot.com/2011/05/participe-dos-posts-do-rosa-chock.html

Anne Amorim disse...

Olá linda!!
Muito bom, adorei suas dicas.
Cada vez mais as mulheres estão se importando em ter unhas bonitas e saudáveis, portanto é sempre bom ler dicas e informações.
Olha, eu já ouvi falar sobre colocar os cravinhos na base, mas nunca fiz, não sei se dá certo, porém não custa tentar né?
Beijinhos...

Miminhos disse...

Há algum tempo que eu tenho uma das minhas bases com cravinhos lá dentro, e se resulta ou não, não sei, pois eu estou a atacar as minhas unhas com várias opções, e elas estão bem melhores, sem dúvida alguma.
Eu recebi numa troquinha também o óleo de cravo, mas aqui os homens da casa só reclamam do cheiro intenso que eu desisti...
Aproveito para fazer um alerta, cuidado com o número de cravinhos que deitas para dentro do frasquinho, se forem em excesso o pincel não tem espaço para ficar direito e fica torto, sendo a aplicação da base na unha um pouco dificultada por esse motivo.
Arrisca, foi o que fiz, mas eu tenho algumas bases e uso duas vezes seguidas a mesma, depois troco por outra e faço o mesmo, vou rodando.
Beijinhos


miminhosqueeugosto.blogspot.com