17/12/2010

Creme de Olhos

Os cremes de olhos são um importante complemento para qualquer boa rotina de cuidados da pele. Os olhos são a zona do rosto com pele mais fina (até cinco vezes mais fina que no restante corpo), e infelizmente para nós, a primeira a envelhecer. As razões para tal são: não contém tanto colagénio e elastina, os olhos são o primeiro sinal de cansaço e de stress que evidenciamos. Assim a hidratação melhora a elasticidade da pele e indirectamente evita as rugas, contudo o creme de contorno de olhos impõe uma aplicação correcta, e a textura adequada a cada tipo de pele e necessidade.

Para proteger a pele, e prevenir o seu envelhecimento, opte desde cedo por um creme de olhos anti-oxidante durante o dia, uma vez que as rídulas podem aparecer a partir dos 20 anos. A maioria dos dermatologistas recomenda o uso de cremes de acção anti-idade a partir dos 25 anos, quando começa a ocorrer uma perda natural de colagénio.

Escolha um creme numa embalagem de alumínio ou numa com doseador opaco, especialmente nos cremes que contêm retinol ou vitamina C, pois estes componentes podem alterar-se no contacto com o oxigénio e com a exposição à luz solar.

Existem muitas dúvidas em relação à aplicação do creme dos olhos, a partir do canto interno? A partir do canto externo? Assim andei a fazer um pouco de pesquisa nos sites que me pareceram mais fiáveis!

A maior parte dos sites de referência recomenda a aplicação do canto interno para o externo, aqui fica a explicação da dermatologista Marilis Favaro Lamelas, da clínica Sani Corpus, em São Paulo:“Como os gânglios linfáticos estão localizados neste local em direcção às têmporas, ao aplicar o creme, você facilita a drenagem linfática na região, estimula a circulação e evita o acumulação de líquidos” (retirado deste site)

Então para aplicar coloque creme em quantidade equivalente a uma ervilha (mas depende do creme, convém sempre ler as indicações deste) no dedo anelar, pois é o dedo que utilizamos menos, assim tem o toque mais ao de leve e exerce menos atrito sobre a pele. Comece a aplicação do creme no canto interno, dando ligeiros toques na linha das pestanas, até o osso orbital. Continue para o exterior do olho até atingir os pés de galinha.
Massaje o creme com pancadinhas suaves, por baixo dos olhos e sobre as pestanas, até que o produto seja completamente absorvido.
Less is More! Excesso de creme à noite não traz benefícios, pelo contrário, pode levar a prurido e inchaços na manha seguinte.
Então que acharam deste artigo? Foi esclarecedor? Como aplicam o vosso creme de olhos? Comentem!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, achei interessante o conteúdo do artigo. Ainda há muito boa gente que não tem por habito o uso de cremes especificos para os olhos. Como referes (e bem) a pele em torno dos olhos é muito mais fina, logo muito mais sensivel e fragil às agressões do dia-a-dia.

Pessoalmente aplico o creme como descreves... Do canto interno para o externo... Tal como na massagem de rosto (:

Beijinhos

Unknown disse...

Este é um gesto diário de extrema importância!!!!