05/06/2007

Mentiras

Existem inúmeros tipos de mentiras:
- A mentira descarada;
- A mentira piedosa;
- A mentira “querida”;
- A mentira por ocultação de factos/verdade;
- Etc, Etc, Etc…

Ai como eu sou mazinha… Enfim… Estou aberta a novos tipos de mentiras, comentem!
“Se quiserem perder um amigo, emprestem-lhe dinheiro.” Para mim é mais: “Se quiserem perder a minha confiança, na maior parte das vezes permanente, mintam-me.”
Isto porque acredito na inércia das mentiras, vão aumentando exponencialmente em quantidade, intensidade e periodicidade, entre outros… Uma boa questão de investigação.
Até pode ser um mentirinha “sem importância”, mas gato escaldado tem medo de água fria… Vou então abordar com alguns exemplos, as “mentirinhas” supra citadas:

- Mentiras Descaradas
Bem esta penso que posso passar à frente, são das que mais se vê por aí!

- Mentiras Piedosas
Quem nunca disse destas que atire a primeira pedra ou pedregulho! Estas são as famosas: “Querido como estou?”, “Perfeita, querida! (“Ela vai sair assim comigo?!?)”
Contudo, nestas questões os homens até são mais sinceros do que as mulheres. Esta é uma situação que se vê muito entre mulheres, principalmente colegas de trabalho, que têm uma relação mais superficial… Ainda não percebi se a falsa sinceridade é por piedade ou por pouco à vontade, ou se é, por até dar jeito, a outra não saber se vestir ou outra coisa qualquer...”

- Mentiras Queridas
Estas tiram a paciência a qualquer um, quando são descobertas, mas até aí são autênticas provas de amor, amizade, ou trabalho árduo… Chego a pensar que estas devem revelar uma personalidade desviante, algo preocupante…
Por exemplo: “O que eu não faço por ti, andei o Funchal inteirinho, de um lado para outro, com este sol, à procura do que me pediste.” Quando afinal até o pode ter encontrado na porta ao lado de casa… Que querido!

- A mentira por ocultação de factos/verdade;
Estas também são bem conhecidas… “Ufa, ainda bem que não perguntaste, também não tenho que dizer!”


Quem é que nunca mentiu, por mil e um motivos, por mil e uma situações… Além do mais, segundo um estudo de investigação, as crianças que, numa determinada situação, dão a volta a esta mentindo, são consideradas mais espertas, do que as coitadinhas que dizem a verdade e admitem o que fizeram… Segundo os estudiosos a capacidade de imaginação é muito importante para a definição de inteligência….
Nesta linha, Cláudia (2007) conclui que, adultos mentirosos são muito inteligentes, senão super dotados… Minto logo sou inteligente! Será???

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que ficou esquecida outro tipo de mentira que apesar da amizade ser uma coisa a preservar é em certas altura em que até dava jeito uma MENTIRA PIEDOSA que se vê que são os amigos, aqueles com quem podemos contar ou até mm aqueles que na altura certa optam por puxar o tapete ou então apenas jogar para debaixo deste algo que se calhar até nem tem tanta importância qt isso...Mentir é mau, é um dos piores flagelos que por aí andam mas quem nunca deu uma mentirinha piedosa nem que fosse para encobrir algo sem importÂncia ou alguém que me diga porque eu não conheço...
Neste caso se calhar até será mais omissão da verdade e não propriamente mentira...LOl!

Anónimo disse...

Ou melhor esquecida a mentira piedosa não ficou mas é outro prisma da coisa.