28/07/2011

Para Refletir....

Achei este pequeno artigo interessante, assim resolvi partilhar convosco.
Retirado do Site Sapo Mulher AQUI.

Consumidoras adquirem cosmética por razões emocionais


"Estudo revela que o sentimento de culpa é criado pela indústria
Segundo estudo realizado pela Universidade do País Vasco e publicado no “African Journal of Business Management”, as consumidoras de cosmética adquirem estes produtos por razões emocionais.
Vanessa Apaolaza, autora do relatório, explica: “O estudo reflete que a componente emocional influencia mais as consumidoras do que a componente utilitária e entre estas destaca-se a sensação de bem-estar que os produtos provocam”.
A ideia base nesta indústria é culpar a própria consumidora pelo seu envelhecimento por não usar os produtos corretos e por não adquirir os melhores a nível da dicotomia preço/qualidade. Assim, cria-se uma sensação de culpa que é colmatada pelo consumo de cosmética que chega até nós através de publicidades apelativas.
Vanessa revela ainda que o inquérito a mulheres entre os 18 e os 50 anos denunciaram este sentimento de culpa que é cíclico, ou seja sempre que surge um novo produto no mercado tem de se fazer renascer a “guilty”.
Na hora da compra, o design do frasco também tem um peso decisivo. Os mais arrojados são os que têm maior procura."

Então revêem-se neste estudo?
Acham que somos realmente "manipuladas" pela  indústria cosmética?
Deixem a vossa opinião!
Beijos

3 comentários:

Pendientes & Louboutins disse...

acho que todas nós somos um bocadinho manipuladas por esta indústria. gostei muito do blog;) beijinho

Anónimo disse...

Concordo totalmente! Uma coisa é ser-se um pouco vaidosa e querer uma aparencia cuidada. Mas os cosméticos, tal como a moda são uma dependência para muita gente. Não é daí que vem a felicidade. Eu vivo feliz com p.ex. 2 vernizes e passei o inverno com 2 pares de calças!(essa quase nem eu acredito)

Marina disse...

Infelizmente é verdade e eu estou nesse roll...ups :(