11/03/2011

Manchas no Rosto

Este é um dos muitos "pequenos pesadelos" que preocupam as mulheres, por isso, e como se aproxima o Verão, resolvi o abordar.


Eu desde o ano passado, tenho uma pequena mancha na testa, mas que me incomoda muito, e fiquei com ela exacerbada depois de abusar do sol Alentejano, de Évora, muitas vezes, sem protecção.. Agora estou a pagar a dívida, no verão utilizei um creme da Uriage, o Depiderm, dei cerca de 30 euros por este, mas confesso, que as melhorias foram poucas ou nenhumas... Entretanto no Inverno, ela ficou mais oculta, mas com a aproximação do Verão, não sei o que me espera...


O que são as manchas na pele?
O melasma ou seja, as manchas na pele, são um distúrbio de pigmentação, que resulta do aumento localizado de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, pela acção exagerada dos melanócitos.

Como aparecem?
As manchas surgem principalmente nas costas das mãos, no rosto, decote e, de uma maneira geral, nas zonas expostas ao sol.
Aparecem normalmente em períodos de mudanças hormonais (menopausa, problemas endócrinos), durante o processo de envelhecimento da pele. Existe ainda outro tipo de manchas causadas por distúrbios inflamatórios da pele como os eczemas, as dermatites de contacto e o acne. Por outro lado, a exposição excessiva ao sol sem as devidas precauções e cuidados é também um grande factor de risco.
Podem agravar-se na presença de agentes fotossensibilizantes contidos em certos produtos cosméticos de má qualidade, de corantes, de antissépticos ou de perfumes. Certos medicamentos podem também ser fotossensibiizantes.

Como prevenir?
A melhor forma é as tratar é mesmo prevenir!
Limpando muito bem a pele, aplicando cremes adequados à mesma, e nunca (jamais) esqueçer o protector solar, mesmo nos dias de pouco sol.

Como tratar?
Embora muitas pessoas achem que seja uma batalha perdida, existem inúmeros tratamentos disponíveis, estes dependem da causa da mancha, a profundidade e dimensão da mesma e a pigmentação da sua pele. O tratamento das manchas do rosto é um tratamento demorado e que exige a persistência necessária para levar o tratamento até ao fim

Para as manchas mais pequenas o tratamento é à base de cremes que contêm substâncias despigmentantes que têm como principal função manter a pele do seu rosto uniforme e homogénea. Estes cremes são aplicados à noite quando a pele não está exposta à luz solar. De dia deve ser utilizado um protector solar de indice elevado.
A hidroquinona era o ingrediente ativo mais prescrito pelos médicos dermatologistas para tratar manchas na pele, contudo alguns estudo apontam este produto como cangerígeno e assim a mesma foi proibida na União Europeia.

Após uma breve pesquisa na internet, a escolha é mais que variada, mas entre tantos é dificil saber o que escolher!

Para as manchas mais profundas o tratamento indicado acima pode não resultar, assim as opcções disponíveis são o peeling, a fototerapia, microdermoabrasão entre outros. Este tratamentos devem ser feitos depois de Outubro (nos meses com menos sol).

Já há algum tempo vi uma revista que falava dos melhores cremes anti-manchas, mas não a guardei e precisava mesmo de alguma orientação, para comprar um bom creme despigmentante para aplicar à noite!

Alguém tem alguma sugestão?
Este artigo foi útil?
Beijinhos

4 comentários:

KenjiGirl disse...

Pequeno pesadelo?! o meu é enorme com as manchas, confesso que ainda nao usei muita coisa , pois os elevados preços desses produtos fazem me logo mudar de ideias...

e este sol de Évora não ajuda não :P e eu que o diga que vivo cá á 23 anos LOL

beijinhos

im disse...

Eu não percebo muito de manchas no rosto, não sei se segues esta senhora mas pode ter umas dicas boas para ti:

http://mini-saia.blogs.sapo.pt/1007717.html

No mini saia:D

Anónimo disse...

Olá.

Eu tenho o mesmo problema e fiz o tratamento com a linha White Objective da Bioderma e aconselho vivamente... Comecei com o creme de dia e com o pincel de aplicação local até que comprei a linha toda :)

CS

Unknown disse...

@ Patricia pois o Sol de évora não perdoa!!! Etea no prometi a mim mesma proteger proteger proteger!

@ IIM já lá fui e ela falou de alguns cremes mas o que achei mais interessante foi o do post cima!


@ Bioderma? Não conheço, vende-se em farmácias?
Beijnhos