21/02/2011

Mãos e Unhas cuidadas

Olá, como este não é um assunto em que eu seja uma expert, deixo-vos alguns excertos de um artigo que encontrei no Sapo Mulher, e achei interessante.
Espero que gostem!

"As mãos requerem um cuidado especial e unhas bem tratadas e bonitas.
Sempre em evidência e utilizadas em quase todas as actividades, sujeitas às alterações climatéricas, ao meio ambiente e ao passar dos anos, as mãos são uma das zonas do nosso corpo que mais está em contacto com tudo o que nos envolve. Por isso mesmo, elas requerem um cuidado especial e unhas bem tratadas e bonitas. (...)


Cuidados a ter com as mãos
Como a palma da mão não possui glândulas sebáceas e por estar constantemente em actividade, é muito fácil ficar áspera. Já a pele do dorso da mão sofre com a lavagem constante, com as alterações climatéricas, e com os produtos químicos, que lhe retiram o seu hidratante natural, permitindo que elas fiquem facilmente secas.  (...)
O essencial para ter umas mãos bonitas e unhas saudáveis é ter uma alimentação equilibrada, pois a carência de vitaminas e o stress contribuem, e muito, para o enfraquecimentos das unhas e desidratação da pele das mãos.

Dicas para mãos hidratadas:
• Lavar as mãos com água fria ou morna, para não secar a pele. Lavar as mãos com sabonete neutro.

• Usar um filtro solar diariamente, só assim se podem evitar o aparecimento das manchas.

• Combater a secura das mãos com hidratante. Se o caso for grave, tentar uma terapia de choque antes de dormir, aplicar o creme hidratante com massagens e cobrir com luvas. Os cremes fluidos que contêm silicone formam uma película protectora, as ceramidas e a lanolina hidratam e o pantenol humidifica e ajuda a regeneração da pele.

• Como o resto do corpo, as mãos também precisam de um pouco de exercício para estarem em forma. Quem não toca piano, pode exercitar os dedos apertando e soltando uma pequena bola de borracha macia.

• Ao realizar actividades domésticas usar luvas e ter protecção máxima. (...)


Unhas com glamour

As unhas são formadas por uma proteína chamada queratina. Essa mesma proteína pode ser encontrada na pele, nos cabelos e também está presente nos cascos de cavalo, nos esporões de pássaros, penas, chifres de boi e nas garras dos ursos.
A parte visível da unha na verdade está morta. Por isso é que não sentimos dor quando ela é cortada. Apenas a raiz, que fica escondida sob a pele, é que está viva. Mas isso não significa que as unhas não mereçam atenção e cuidados no dia-a-dia... Unhas bem feitas e pintadas, tornam as mãos bonitas, cuidadas e apresentáveis.

Para além disso, não mostram apenas no seu aspecto as condições externas a que estão submetidas (frio, vento, água, detergentes, etc.), como também são fiéis reflexos de qualquer anomalia interna (física ou psíquica) de que se padeça: carências nutricionais, falta de alguma vitamina, desequilíbrios hormonais, anemia, stress, doenças, etc. (...)

Cuidados a ter com as unhas

Conselhos para manter as unhas saudáveis:
- Evitar o contacto com detergentes e líquidos ácidos.

- Utilizar luvas de vinil para trabalhos com água ou zonas húmidas.

- Utilizar luvas de algodão para trabalhos secos.

- Manter as unhas médias, pois quanto maiores forem mais aumenta a probabilidade de se estragarem.

- Não utilizar as unhas como instrumento de pressão.

- Ter cuidado com os cosméticos que se usam, sobretudo a acetona.

- Evitar cortar as "cutículas" das unhas. A cutícula protege as unhas contra fungos e bactérias, por isso, é um erro retirá-la totalmente.

- Não deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pois pode enfraquecê-las.

- Dar semanalmente um banho de imersão às unhas, empurrando suavemente a cutícula para trás, para libertar a unha e favorecer o seu crescimento.

- Manter as limas, alicates e outros instrumentos, limpos e desinfectados.

- Sempre que seja possível, dar às mãos e unhas um banho de 30m com óleo de bebé ou azeite morno.

- Uma dieta rica em proteínas e cálcio – carne, peixe, ovos, leite e derivados - é fundamental para ter unhas bonitas e saudáveis.

- Deixe de roer as unhas. Isso facilita o aparecimento de fungos."

Retirado do Site Sapo Mulher (aqui).
 
Seria bom se todas nós conseguissemos cumprir estas dicas!
Deixem o vosso comentário!
Beijinhos


4 comentários:

Vanessa Gaspar disse...

Olá ^^

Obrigado por partilhares. De facto estão aí dicas muito boas. Guardei num documento e imprimi para ver se não me esqueço de pôr em prática xD

Beijinhos

Andy disse...

Olá Claudia,
Excelente post muito didático.
Beijinhos

Unknown disse...

@ Vanessa ainda bem que foi util!
A autoria não é minha como referi, mas achei que estava mt bem conseguido!
Beijos

@ Andy Obrigada!!! Beijinhos

Anónimo disse...

é tudo muito importante, mas por vezes falta o tempo...
Beijinhos