19/01/2011

Aplicar Base com Pincel


Há algum tempo a minha simpática seguidora, a T., pediu-me para falar um pouco mais sobre a aplicação de base com pincel! Eis que chegou o dia!

Antes de mais vou enumerar as várias formas de aplicar base e seus efeitos:
Pincel
É o preferido dos maquilhadores, pelo seu acabamento natural e perfeito na pele, com cobertura média.

Esponja
É prática e rápida e apresenta um acabamento homogéneo, ampla cobertura. Contudo tem tendência para absorver muita quantidade de produto, logo o desperdício de base é maior.

Dedos
Dá mais segurança a quem está a começar, mas tem um acabamento irregular. A utilizar apenas com bases translúcidas, com o cuidado de evitar manchas e excesso de produto. Deve ser utilizado apenas o dedo anelar e não todos os dedos, como per vezes vejo (o despacha!)…

Regras Básicas
- Aplicar bem de modo a cubrir toda a superfície do rosto, sem se esquecer de chegar bem perto da linha de cabelo, orelha e pescoço.
- Aplicar corrector apenas onde necessário e finalizar com um toque de pó translúcido.

Pincel!
Qual o pincel ideal?
O pincel de base deve ser de cerdas sintéticas, pois estes não absorvem quantidade nenhuma de base, garantindo a sua total aplicação no rosto. O facto de as cerdas serem sintéticas, não é sinónimo de cerdas duras ou ásperas, assim, antes de comprarem o pincel, devem, se possível, testá-lo, na zona interna do pulso, pois julgo ser a zona de pele que em termos de sensibilidade se aproxima mais da do rosto.
Possuem uma formato chato e fino, que serve tanto para aplicar base cremosa como base líquida!

Pesquisei em alguns blogs e vi que existem muitas adeptas do pincel Duo Fiber (um pincel com muitas funções) para a aplicação de bases líquidas! Este pincel tem uma mistura de pêlos sintéticos e naturais.

Como utilizar o Pincel de Base?
Coloque um pouco de base no dorso da mão, mesmo que a base não seja líquida, não convém levar o pincel directamente ao boião da base, pelo risco de contaminação do produto! Assim e preferível retirar uma pequena quantidade para o dorso da mão!
Molhe apenas a ponta das cerdas. Aplique a base em proporções iguais pelo rosto (nariz, queixo e bochechas) e espalhe, com o pincel, em movimentos suaves, do centro do rosto para as laterais, dando pancadinhas com o pincel para um efeito mais uniforme.
Depois, passe nas outras regiões, com movimentos contínuos do centro para as extremidades do rosto, para espalhar bem o produto.

Nos próximos dias também irei aprofundar os outros tipos de pincéis de maquilhagem, dos quais já tinha falado superficialmente neste artigo:
Pincéis de maquilhagem: Uso e Conservação (cliquem em cima do nome do artigo para o consultar)

Espero que este post tenha sido útil para quem está a começar aplicar base com pincel e para quem ainda está indeciso!
Gostaram?
Querem saber mais?

8 comentários:

im disse...

Eu uso pouco base, e aplicava em esponja, mas desde que descobri o pincel nunca mais quis outra coisa... É super simples de aplicar e não dá aquele efeito máscara que tanto se vê por aí.

Impaciente pelo post da conservação e limpeza de pinceis... Tou mesmo curiosa:D

Anónimo disse...

Olá querida Cláudia!
Obrigadíssima pelo post! Era mesmo o que eu estava a precisar... por exemplo não sabia que se punha primeiro a base no dorso da mão (andava intrigadissima de onde a deveria por!)...
E está tudo tão bem explicadinho!! Excelente mesmo =)

Beijinhos
T.

Joana disse...

Adorei o post =)

beijinhoª
ajoanatemumblog.blogspot.com

Anónimo disse...

Eu tb me rendi aos pinceis há pouco tempo e estou deveras satisfeita! Não pensem que demoram mais tempo com o pincel do que com os dedos!!!
Obrigado Flor de Lótus! :)

Unknown disse...

Fico muito feliz por terem gostado!

Miminhos disse...

Excelente post, parabéns!
Bj


http://miminhosqueeugosto.blogspot.com/

Ana na Suécia disse...

Olá,
Nunca usei esponjinha, acho-o meio nojenta (desculpem as meninas que gostam).. sempre usei pincel.. e o meu favorito é o Duo fiber deixa uma cobertura bem natural, sem deixar aquelas marcas que por vezes os pincéis normais de base deixam.
também sou como tu e gosto de dar palmadinhas com a base nas costas da mão, é muito bom para aquecer o produto, e assim "entra" melhor na pele.
XOXO

Unknown disse...

@ Miminhos obrigado linda!

@ Ana realmente e esponja deixa muito a desejar e tb é quase impossível lava-la em condições!
Eu não tenho nenhum Duo Fiber... Infelizmente! Beijinhos