21/12/2010

Limpeza Pele

A pele é um órgão vivo que actua como um filtro contra os agentes poluentes.

Limpar a pele é um gesto fácil, simples, que despende apenas alguns minutos diários. É importante cuidar da pele, hidratá-la, e o processo começa exactamente por uma limpeza da mesma.

Porquê limpar a pele?
- Antes de se ir deitar - para eliminar os resíduos acumulados ao longo do dia.
- Pela manhã - para libertar a superfície da pele do excesso de secreções produzidas activamente durante a noite.
- Favorece a oxigenação dos tecidos e melhora o tom da tez.
- Previne irritações e infecções como pontos negros e borbulhas.
- Ajuda a tratar os seus problemas, nomeadamente de secura, oleosidade e/ou sensibilidade.
- Favorece a penetração dos tratamentos que são aplicados depois.
- Realizada antes da hidratação, prepara-a para receber a maquilhagem.
- A maquilhagem tem um prazo de validade de 8 a 12 horas, na nossa pele. Depois disso, precisa ser retirada. Caso não retire a maquilhagem há uma acumulação de produtos e de gordura nos poros, o que comprometerá a hidratação natural da pele e favorecerá o aparecimento de borbulhas.

Utilize bons produtos, e dê especial preferência a produtos da mesma gama: o desmaquilhante e hidratante devem ser da mesma marca para garantir o seu efeito.
Existem vários tipos de produtos existentes no mercado, passo a explicar cada um deles:

Leite de limpeza - é uma emulsão com uma parte oleosa e outra aquosa. É indicado para peles normais, secas e sensíveis, apesar de haver excepções adaptadas à pele oleosa.

Cremes - é mais espesso, pois contém uma maior proporção de óleos. É muito eficaz para remover maquilhagem e adequado às peles mais secas, sensíveis e maduras.

O leite e o creme devem ser aplicados da seguinte forma: Espalhe-o pelo rosto com as pontas dos dedos, e depois massaje com movimentos circulares toda essa zona com as pontas dos dedos ligeiramente húmidas. Devem ser retirados com um bocado de algodão (pode ser humedecido em água), repetindo este processo de remoção até ter a certeza que não ficou qualquer resíduo no rosto (se a sua pele não for seca ou sensível, pode enxaguar com água).

Água de limpeza - é um produto líquido, que não precisa de ser enxaguado, aplica-se com um algodão, deixando uma sensação de frescura. Existem águas de limpeza para todos os tipos de pele e não requerem a utilização de tónico.

Toalhetes e discos - são tecidos de celulose ou algodão impregnados em activos de limpeza e tratamento. Existem fórmulas secas e húmidas. As primeiras precisam de água para fazer espuma. Por seu lado, as húmidas são ideais para usar fora de casa ou em casos de emergência, mas limpam menos profundamente.

Gel - essencialmente aquoso, faz espuma e enxagua-se com água. É indicado para peles jovens, oleosas, normais e mistas. Também os há para peles com tendência a seca ou sensível, sempre que suportem bem a água.

Desmaquilhante de olhos - Os olhos são uma zona muito sensível e que necessitam de produtos mais suaves que não ofereçam qualquer risco de irritação nessa zona para além de facilitarem a remoção da maquilhagem incluem agentes calmantes e descongestionantes para cuidar esta zona. Assim, e antes de começar a limpar a pele do rosto, comece por limpar a zona ao redor dos olhos. A maquilhagem ficará rapidamente removida, oferecendo toda a suavidade e frescura que essa zona necessita.É imprescindível desmaquilhar bem os olhos antes de dormir, já que o rímel pode irritá-los.

Quais os ingredientes destes produtos?
- Água. Retira as impurezas hidrossolúveis, restos de suor e excesso de células mortas.
- Componentes oleosos. Dissolvem resíduos lipossolúveis como o sebo, a maquilhagem, os cosméticos.
- Tensioactivos. Estes ajudam a desprender a sujidade oleosa retida na pele
- Activos. Princípios hidratantes, antioxidantes, calmantes… Protegem a epiderme e combatem os seus problemas específicos (secura, oleosidade…)
- Aditivos. Conservantes, corantes, perfume… Tornam o produto agradável e mantêm-no em condições óptimas de utilização.

Como realizar a limpeza?
Comece pelos olhos (pois é a zona mais sensível, nunca utilizar algodão que já tenham passado no rosto, pois pode causar infecção). Coloque o desmaquilhante num algodão, segure sobre os olhos fechados alguns segundos e remova o algodão fazendo movimentos para baixo e em direcção ao canto externo dos olhos. Para retirar a máscara de pestanas, deslize-o da raiz até às pontas (com cuidado para não arrancar pestanas!). Os lábios, desde o centro até aos cantos.
Após limpe a zona T: com um algodão, passe o desmaquilhante na testa, nariz e queixo.Aplique o produto nas maçãs do rosto, sempre do centro para fora, com movimentos suaves. Repita o mesmo processo de duas a três vezes, até retirar todos os resíduos da maquilhagem.
O desmaquilhantes deve ser utilizado também na zona do pescoço e colo, pois também este necessita ser devidamente limpo e hidratado.
Para finalizar, aplique o tónico, pressionando com um algodão. A sua pele ficará pronta para qualquer tratamento.

E então ficou um pouco extenso mas penso que foi esclarecedor! Eu aprendi algumas coisinhas para as quais não estava desperta e vocês?
Não faço tudo conforme as regras, mas estou no bom caminho!
No próximo post, mostro os meus produtos e digo como os utilizo!
Ficaram com alguma dúvida? Como fazem?

5 comentários:

Miminhos disse...

Excelente post sim senhora, adorei!
É bastante simples e elucidativo.
Bjss


http://miminhosqueeugosto.blogspot.com/

Gti disse...

Gostei...

Muito bom...

Kiss

gti

Sal de Banho disse...

olá!

tem informações muito boas, mas não concordo muito que o desmaquilhante e o hidratante tenham que ser da mesma marca... acho isso pura estratégia de marketing.
se ambos tiverem os ingredientes certos e fizerem o que é suposto fazer não percebo porque é que tem de ser da mesma marca...

mas pronto, é só a minha opinião..

*
ana

Claudia disse...

@ Sal de Banho, realmente eu tb não acho que seja imperativo, penso que apenas é necessário que o tónico e o desmaquilhante sejam da mesma marca!

@ GTi e Miminhos muito obrigado!

Cristina disse...

Muito bem explicadinho, sim senhora!!