03/12/2010

Body Shop na Luta contra o Tráfico de Crianças

Hoje decidi começar o dia com um assunto de extrema importância, pois nem só de beleza vive uma mulher!
Vou falar sobre uma das maiores campanhas que a Body shop está a realizar, da qual tive conhecimento através da Revista Edição de Inverno da Body Shop, a campanha se intitula:
"Acabe com o tráfico sexual de crianças e jovens - BIG STOP"

Esta consiste na luta contra o tráfico de crianças e jovens para exploração sexual. Neste momento a Body shop continua a recolher as petições, a qual iniciou em Julho deste ano, com o objectivo de chamar a atenção das entidades governamentais para a gravidade deste crime.

Estima-se que todos os anos 1,2 milhões de crianças e jovens sejam traficadas, sendo vítimas de exploração e abusos sexuais. O tráfico humano é o terceiro maior crime a nível internacional e, de acordo com o Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime, este é o crime que mais está a crescer em todo o mundo.

 
Os objectivos são:
A ratificação da convenção do Conselho da Europa CETS nº201 contra a exploração sexual e o abuso de crianças, assinada por Portugal a 25 de Outubro de 2007;
A realização de estudos respeitantes a crianças traficadas para fins de exploração sexual e que sejam desenvolvidas medidas concretas para reduzir a vulnerabilidade das crianças face a este crime. Deverão também ser realizadas acções de sensibilização com o objectivo de reduzir a procura destas vítimas;
O reforça da identificação e protecção das crianças vitimas de tráfico durante todo o processo judicial, sendo-lhes garantido toda a segurança e amparo que o seu estatuto especial exige.
A criação e desenvolvimento de políticas e medidas que criem todas as condições necessárias ao bom desempenho dos profissionais directamente envolvidos na identificação, cuidado e protecção das crianças vitimas de tráfico.

Neste momento a Body Shop já recolheu 3.000.000 (muito bom) assinaturas em todo o mundo. Em Portugal existiram duas acções interventivas para a recolha de assinaturas em Lisboa e no Porto.

"Sandra Costa explica o motivo pelo qual The Body Shop está a apoiar esta campanha: “The Body Shop nunca virou as costas a questões e causas controversas, muitas das quais ignoradas por outros. De facto, era um dos desejos da nossa Fundadora Anita Roddick acabar com este “comércio de escravatura moderno” – o tráfico humano. Porque consideramos que pouco ou nada se está a fazer para acabar com este problema, juntamo-nos à APAV e vamos lançar uma petição que será enviada ao governo, instigando-o a reforçar a legislação e as medidas de protecção e, ao fazê-lo, erradicar esta terrível violação dos direitos das crianças”.  Retirado da APAV (ver artigo)


The Body Shop e a APAV convidam todos os portugueses a assinar esta petição contra o Tráfico Sexual de Crianças e Jovens, como sinal de tolerância zero. A petição estará disponível nas lojas The Body Shop e poderá ser assinada online (Assinar Petição), eu já assinei, e tu ?

Já agora deixo o site de das organizações muito importantes nesta temática:
ECPAT internacional é uma rede mundial de organizações que trabalham juntas para combater o tráfico de crianças, a prostituição e pornografia infantil.
APAV é uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais.

Espero que tenham gostado deste post e ficado mais alerta para este problema que convive diariamente connosco! Obrigado Sandra por me pores a par desta problemática!

Body Shop: Beleza e Atitude

3 comentários:

Anónimo disse...

Pois tens muita razão, a beleza é importante mas a solidariedade também! Podes contar comigo para assinar a petição! é uma causa nobre!

Sal de Banho disse...

assinei no outro dia numa das lojas! boa ideia em divulgares aqui!

*
ana

Unknown disse...

Que bom Ana! Ainda bem que gostaste e já assinaste a petição!
Não te esqueças de participar no passatempo!