25/11/2010

Pincéis de Maquilhagem: Uso e Conservação

Hoje a chuva deixou-me em casa, aborrecida e em stress, para me distrair tive a fazer um pouco de pesquisa numa área na qual ainda sou um pouco ignorante. Como utilizar os pincéis de maquilhagem e como os limpar!
Descobri que utilizo o pincel para o Blush errado, tenho que actualizar os meus pincéis, mas não sou muito fã destes, vamos a ver se mudo de opinião. Consegui resumir a minha pesquisa neste texto, espero que gostem!
Escolher correctamente os pincéis de maquilhagem é um muito importante pois, existem produtos para todos os gostos e bolsos, contudo a qualidade é garantia de maior durabilidade. Um bom pincel dura anos, por isso é melhor investir em um de qualidade do que comprar novos a cada três meses. Assim, devemos opte por pincéis com cerdas naturais, feitas de pêlos de animais, pois têm o toque mais suave e são mais resistentes.


TIPOS DE PINCEIS


Pincel para a base
O pincel tem cerdas longas e rectas. É indispensável pois espalha muito bem o produto garantindo subtileza e naturalidade. Também evita as marcas de dedos que podem ficar no rosto de quem insiste em espalhar a base com as mãos.

Pincel para corrector
O pincel é achatado, fino e ainda menor do que o pincel de base para cobrir áreas bem pequenas. É utilizado, passando o produto nas olheiras e nas imperfeições da pele dando batidinhas com o pincel até deixar uma camada fina do produto. Cuidado pois o excesso do cosmético pode deixar cores desiguais em seu rosto.

Pincel para pó facial
O pincel é grosso, o seu formato é bastante arredondado nas pontas e as cerdas são bastante maleáveis. Quanto maior o pincel, maior sua capacidade de espalhar o pó. Deve ser usado nas bochechas, no queixo, no nariz, na testa com movimentos leves, torna-se muito mais suave que o obtido com a aplicação com esponja que acompanha as embalagens de pó-compacto.

Pincel para blush
O pincel tem cerdas abundantes, mas pode ser arredondado ou chanfrado (mais indicado para marcar as maçãs do rosto). É arredondado, mas o tamanho ideal é aquele que se sobrepõe às maçãs do rosto. A sua textura pode variar, mas para um efeito degradê suave, escolha os que misturam cerdas bastante finas e outras mais grossas.
É utilizado passando o pincel das maçãs do rosto em direção às orelhas. Para um look mais natural, deve soprar o pincel antes de aplicar para retirar o excesso do produto.

Pincel Kabuki
Com cerdas bem unidas e próprias para maquilhagem mineral ou pó não compacto. Ups, e era este que eu utilizava para o meu blush compacto…

Escova e pente
Arrume a sobrancelha com a escova e, em seguida, tire o excesso da máscara para cílios com o pente.
Aconselho vivamente a sua utilização, mesmo que não tenha maquilhagem nenhuma, as sobrancelhas “penteadas” ficam logo com outro aspecto!

Pincel para sombra
O pincel pode ser de esponja ou cerdas achatadas.
O pincel é bom para passar a primeira camada de sombra porque colora de forma prática toda a pálpebra. Se estiver usando uma cor escura, tire o excesso do produto com um sopro para a maquilhagem não ficar manchada
Pincel para esfumar sombra
Este tem com cerdas mais fofas e formato oval, o pincel deve ter as pontas redondas.
Para deixar a sombra mais natural deve fazer movimentos curtos e leves de vaivém.

Pincel chanfrado
O pincel possui formato diagonal e cerdas durinhas.
Este pode corrigir as sobrancelhas, aplicar sombra rente aos cílios e delinear a pálpebra, puxando o traço de sombra para o canto externo dos olhos.

Pincel para batom
Delinear os lábios exige muita precisão e cerdas mais firmes e com a ponta estreita. Para preencher os lábios com batom cremoso ou gloss é possível usar uma opção mais larga.

Pincel para delineador
Além dos modelos chanfrados, alguns pincéis para delineador lembram um filete ou pincel 0. Tem poucos pêlos e estes devem ser maleáveis, assim é possível controlar o efeito do traço, ou seja, definir se ele é mais grosso ou fino.

Pincel vassoura
O nome já indica o formato de cerdas longas e abertas em leque. Pouco usado entre as mulheres, ele facilita a retirada do excesso de pó ou de partículas de sombra acumuladas abaixo dos olhos.


CONSERVAÇÃO DOS PINCEIS

Guardar
Coloque-os numa bolsa própria para evitar que se deformem.
Separe os que são usados para sombra de acordo com a cor, por exemplo os usados para passar sombra verde devem ficar separados dos demais, e assim sucessivamente.

Limpar
Pincéis de cerdas naturaisDevem receber o mesmo tratamento de um cabelo comum, devem ser lavados uma vez por mês com champô, lave-os e coloque-os de molho num copo, e vá mudando a agua até ficar límpida, cuidado para não ficarem deformados. Quando verem a cor escura da água vão se aperceber da importância de os limpar.

Pincéis com cerdas artificiais
A lavagem convencional não é recomendada pois ela pode quebrar as cerdas ou descolá-las. Existem produtos especiais para serem usados na higienização de pincéis com cerdas artificiais.

Esponjas
Devem ser lavadas com frequência e trocadas com regularidade para evitar que se acumulem fungos na mesma.

Pincéis pequenos de esponja para aplicação de sombra Devem ter o excesso de pó retirado imediatamente após o seu uso. Não costumam tolerar a água, já tentei e ficaram estragados! Convém renová-los de tempos a tempos.

Secagem
A secagem deve ser sempre feita à sombra e com os pincéis deitados sobre uma superfície plana para que suas cerdas não sejam danificadas. Depois de secos, guarde-os sempre em estojos próprios para evitar que as cerdas percam o seu formato e sua função.

Ufa, nunca mais acabava, dêm a vossa opiniºao!  A meio de tantos pinces quais os que usam?
Confesso que nem uso metada! E nos olhos gosto muito de utilizar os meus dedos...

4 comentários:

Anónimo disse...

Adorei este blog, encontrei-o por acaso e gostei!
Fiquei surppreendida com a quantidade de pinceis que existem... Ufa!

Marta Pinto de Miranda disse...

eu sou mais uma q te encontrou por acaso :) sou muito leiga em algumas matérias relativas a maquilhagem e gostei imenso das tuas dicas q se tornaram muito úteis!! já me tornei seguidora, e convido-t tb a visitares o meu espaço: fashionmarketslove.blogspot.com

um beijinho,
seguidora Miranda

Unknown disse...

Obrigado queridas!
Miranda vou visitar o teu blog!!
Não se esqueçam de comentar sempre, o vosse feddback é importante!
Tenho um passatempo que termina hoje!
E estou quase a começar no segundo, numa parceria com a ORIFLAME!!! Gostam? :P

im disse...

Obrigada e dscp, eu já tinha lido este post! Tótó! tava distraída pensava que ainda vinha:P