04/11/2010

Parabenos, o que são?

O que são afinal os parabenos e quais as consequências da sua absorção pelo nosso organismo?
Os parabenos pertencem a um grupo de produtos químicos utilizados como conservantes na indústria cosmética e farmacêutica. Estes são utilizados como conservantes, uma vez que apresentam propriedades bactericidas e fungicidas. Podem ser encontrados em champôs, cremes hidratantes de corpo, mãos, geles de barbear, lubrificantes, medicamentos tópicos, auto-bronzeadores e até nos produtos dentífricos. Experimentem ver a lista de ingredientes de qualquer produto vosso, quase de certeza que contêm Parabeno (Paraben) na lista dos ingredientes e família alargada: Butylparaben, Ethylparaben, Methylparaben, Isobutylparaben e Propylparaben
Estes são um dos conservantes preferidos pela indústria por terem baixo custo. Contudo, cada vez mais se ouve que estes são prejudiciais à saúde, podendo causar doenças como cancro da mama, e alterações hormonais. Existem cada vez mais cadeias que estão a excluir este ingrediente dos seus produtos, algumas que conheço são a Vichy (linha Essentials), a Mustela, a Corine de Farme, a Yves Rocher, entre outras.
Uma coisa é certa, pelo menos nos próximos anos, será impossível não conviver com este produto químico no nosso quotidiano.
Deixo aqui um artigo publicado pela Environmental Working Group e Organic Consumers Association que encontrei no site http://www.maesebebes.pt/loja/parabeno.php.

PORQUE RAZÃO SÃO OS PARABENOS PREJUDICIAIS?
A estrutura química do Parabeno é admiravelmente silimar à hormona do estrogénio; A EPA (Environmental Protection Agency) dos Estados Unidos, declara ter sido provado que todos os tipos de parabeno têm efeitos de desregulação endócrina. Quando os produtos que contêm Parabenos são aplicados na sua pele, estes são absorvidos pelo seu corpo e podem ser confundidos com o estrogénio, perturbando o sistema endócrino; o estrogénio em demasia – ou imitadores de estrogénio – podem causar grandes problemas incluindo aumento de peso, retenção de líquidos, depressão e possivelmente até cancro.

PARABENOS E O CANCRO DE MAMA
Pesquisadores estão a investigar qual o papel que o estrogénio pode desempenhar no cancro da mama. Em 2004, cientistas do Reino Unido que detectaram Parabeno em 18 dos 20 tumores que estudaram, sugeriram uma relação directa entre o parabeno e o cancro da mama. O Breast Cancer Fund indica que também foram encontrados Parabenos em quase todas as amostras de urina examinadas numa amostra demograficamente diversificada de adultos americanos.

PARABENOS E PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO FÍSICO E REPRODUTIVO
Os Parabenos têm sido associados a outras questões de saúde relacionadas com as hormonas, incluindo malformações no desenvolvimento fetal, em mulheres grávidas, e problemas com o desenvolvimento do sistema reprodutivo masculino.

PARABENOS E O AUMENTO DE PESO
O estrogénio também ajuda a regular a actividade das células gordas, significando que é possível que o parabeno contido no seu champô ou noutros produtos que use habitualmente estejam a dar o pontapé de saída às suas células gordas e a fazê-la engordar.

PARABENOS AMEAÇAM O AMBIENTE
Para além de serem um risco para a sua saúde, os Parabenos representam um risco para o ambiente. Usados no chuveiro ou na praia, podem acumular-se nos cursos de água e no solo e desorganizar as hormonas dos animais. Cientistas documentaram centenas de animais com defeitos genéticos, tais como sapos com mais que 4 pernas, afirmando que podem ser resultantes da poluição por parabeno.”

Sem comentários: