24/10/2010

Mulheres e Maquilhagem


A evolução e aperfeiçoamento da maquilhagem fez com ela se transformasse de mero artifício de vaidade em acessório complementar e indispensável ao dia a dia da mulher!

Foi no Egipto que se pensa que as mulheres começaram a se maquilhar, e como? maquilhavam os olhos de verde escuro logo abaixo da pálpebra de baixo e, com kohl, escureciam os cílios e as pálpebras superiores.

Judeus e romanos também eram fãs do kohl. Na Renascença italiana, pós especiais eram usados para cobrir o rosto - um deles, a Acqua Toffana, era feito de arsénico era feita à base de arsénio! Este é apenas um dos vários produtos tóxicos ou venenosos, como por exemplo: mercúrio, chumbo e ervas venenosas.
Esta situação a longo prazo devia provocar grandes danos na pele e na própria saúde destas mulheres, devido à acumulação destes produtos!

Hoje a maquilhagem contém vitaminas, nutrientes, hidratantes, protector solar, minerais, muitas são naturais e elaboradas com produtos provenientes da cultura biológica! São ainda submetidas a inúmero testes antes de saírem para o mercado global! São verdadeiros tratamentos que ajudam a proteger e nutrir a sua pele ao longo do dia, além de valorizar os traços e corrigir imperfeições.

Mas não basta maquilhar-se, antes a pele deve estar imaculadamente limpa, hidratada e sem irritações. Depois é só puxar pela imaginação e seguir as tendências! Sem exageros, é claro!

O meu objectivo pessoal é, nunca me desleixar, sair sempre de casa, com um boa base com proteção solar, blush para dar um ar saudável, máscara preta nas pestanas e um pequeno toque de gloss nos lábios! E não somos a mesma! Aumenta a auto-estima e tudo o que com ela se relaciona, é um ciclo!

Um pouco mais de cor pode ser conseguida com sombras para os olhos, ou pós bronzeadores. Para maquilhagens mais elaboradas, o uso de uma boa base, adequada ao seu tipo de pele é fundamental. E um toque de luz, com os novos produtos iluminadores, produz resultados fantásticos.

Qualquer uma de nós consegue fazer uma maquilhagem simples, utilizando os produtos adequados e seguindo algumas dicas básicas. A maquilhagem não precisa, nem deve ser guardada apenas para as ocasiões especiais ou importantes. Mas sim usada como complemento do seu estilo pessoal.

Sem comentários: