16/08/2007

Personagem

Por vezes, gostaria de ser personagem principal de um livro, viver segura nas linhas de um história com final bem definido. Ondular por entre as páginas, correr por entre as linhas, sem encontrar entrelinhas… Palavra por palavra, tudo preto no branco.
Reencarnar vezes sem conta a mesma personagem, a mesma narrativa, sempre com o mesmo final, sem correr riscos, sem dubiedades, sem reviravoltas…
Cavalgar por entre as páginas de um bela história, com um final feliz…
Sem medo de encontrar páginas em branco, sem medo de que as páginas fiquem por escrever, perdida em recordações do que já foi… Do que já não é, do que nunca será…
Viver num mundo de fantasia, de lugares encantados, de finais felizes para todo o sempre…
Pois na realidade, às vezes por mais que corramos, os nossos sonhos estão sempre um ínfimo passo à nossa frente…
Contudo tenho que me contentar com esta existência, com este mundo de luta constante… E ainda assim, ser feliz!

2 comentários:

Anónimo disse...

Este texto maravilhoso merece dois comentários:
1º Comentário
Fico decididamente feliz por ver que não perdeste o jeito, continuas a ter um discurso deveras impressionante...
matafórico... e ainda assim genuíno, como só tu consegues escrever. Parabéns...

2º Comentário
Recentemente vi um filme em que um crítico discorria acerca do papel que os críticos exercem sobre quem lê e as escolhas que influenciam...
Não quero que o meu comentário seja considerado crítico... não sou a pessoa indicada para criticar... principalmente quando me sinto tão ligado a determinados aspectos da autora, no entanto, não posso concordar contigo... que piada teria percorrer sempre a mesma história, que sentido teria a vida se pudéssemos saber antecipadamente o que ia acontecer... viver é, sem dúvida alguma, lidar com as situações mais inesperadas, enfrentá-las e, se possível, ultrapassá-las.
O gozo em viver está, julgo eu, em vencer... não queiras viver o sonho, a realidade é mais excitante, feita de momentos e de situações, um beijo fugidio, um olhar de recanto, um aceno compreensível apenas entre duas pessoas, saber sem ser preciso que seja dito, adivinhar o pensamento pelo tique de mexer no cabelo ou pelo beicinho... são estas coisas que dão sal à vida e que fazem com que valha a pena vivê-la...
O receio de viver faz-nos fugir para os contos de fadas... não fujas. Se queres alguma coisa, enfrenta-a, corre riscos, ganha-a... assim sim, serás feliz.
Correr atrás de sonhos?... tem o seu lugar... mas nunca podemos esquecer onde acaba o sonho e começa a realidade, esse ínfimo passo à nossa frente é o que nos faz correr... por isso é tão bom alcançar o sonho,...se nos breves instantes em que conseguimos alcaçá-lo somos realmente felizes, ao lhe tocarmos com as pontas dos dedos, acabamos por empurrá-lo mais um pouco, a distanciá-lo, apenas para poder voltar a correr e voltar a tocá-lo mais uma vez.
Não existem sonhos impossíveis, apenas difíceis de alcançar...sem os meios necessários...
Para rematar a minha ideia vou citar uma frase que concerteza já conheces:
O SONHO COMANDA A VIDA... Topas?

Filipe

Duarte disse...

Bonita a imagem deste teu texto. Gostei! E não deixes de ler, é uma forma de viajar e privar com as personagens que gostarias de incarnar, tal como expressaste neste texto :)